Friday, October 30, 2009

Tipos de cabelo

Seco



Como reconhecê-lo: como o couro cabeludo tem pouca oleosidade natural, os fios sã fragéis, opacos, quebradiços,ficam embaraçados e ressecados com facilidade.Geralmente,não tem brilho e apresentam um aspecto "rebelde": nunca ficam do jeito que você quer,

Como tratá-lo: procure não lava-lo todos os dias(bastam três vezes por semana). Aplique um shampoo suave uma única vez em cada lavada. Os melhores são aqueles com aloe vera, jojoba, babosa, malva e proteínas.Não use água quente nem esfregue os fios,massageie-os suavemente com as pontas dos dedos para não quebrá-los,pois são muitos sensíveis. Não desembarace enquanto estiver molhado ou poderá arrebentar seu cabelo. Enxague-o bem com uma toalha de preferência de madeira. Evite secador e nunca dispense o condicionador.Além disso, aplique um produto à base de silicone depois do condicionador e não enxague. Para deixa-lo mais bonito e saudável, faça uma hidratação de quinze dias, aplicando um banho de creme, se possivel com a ajuda de um profissional.

Alimentação: são indicados alimentos como feijão, soja, frango, e peixes, ricos em proteínas.

Oleoso



Como reconhecê-lo: você lava, lava, mas não tem jeito: pouco tempo depois, ele já começa a ficar com um aspecto pesado. Geralmente, brilha bastante e, se passa dois dias sem lavá-lo, fica parecendo que está imundo, Também é comum encontar caspa neste tipo de cabelo.

Como tratá-lo: para começar nada de ficar colocando a mão no cabelo a toda hora. Caso contrário, vai estimular as glândulas sebáceas e... advinhe? Sim,elas vão deixá-lo ainda mais oleoso. Escolha um shampoo suave e você pode aplicar sempre condicionador, tomando cuidado de passá-lo apenas nas pontas, enxaguando bem. Se estiver com aparência de sujo, lave mesmo,sem se preocupar, porque a água não prejudica os fios. Se necessário, lave todos os dias, esfregando o couro cabeludo com as pontas dos dedos (nunca com as unhas). Evite água quente e opte por produtos que contenham arnica, alecrim, hamamélis e outros específicos para cabelo oleoso. Usar filtro solar também ajuda a combater a oleosidade. Corra do secador e ultilize água morna na hora do banho.

Alimentação: procure contolar ao máximo o consumo de doces, alimentos gordurosos e frituras.

Misto



Como reconhecê-lo: é o tipo mais difícil de cuidar, porque tem características do seco e oleoso,ou seja, o couro cabeludo é bastante oleoso, mas esta oleosidade não consegue chegar até as pontas,que ficam ressecadas.Geralmente, isso é causado por processos químicos como tinturas e permanente ou pela falta de corte.

Como tratá-lo: a melhor maneira é usar produtos para cabelo oleoso ou misto e dar uma atenção especial às pontas, como aplicar uma camada de silicone após cada lavagem, pentear com cuidado para não quebrar os fios e cortar um pouquinho a cada dois meses. Se as pontas estiverem muito secas, aplique condicionador antes do shampoo e, depois, reaplique após retirar o shampoo.Enxague em seguida. Procure não esfregar muito as pontas durante a lavagem. Uma dica é passar um pote de iogurte natural com uma ampola de vitamina A uma vez por mês e deixar agir nos fios por 15 minutos. Depois, lave normalmente. Além disso, também é importante não ficar escovando demais. Prefira pente e use-o o minimo possível,para não ativar as glândulas sebáceas.Uma boa opção é adquirir uma fórmula natural de shampoo em uma farmácia de manipulação.

Alimentação:é preciso consumir um pouco de tudo:verduras, frutas,carnes,legumes,além de evitar gorduras e frituras.

Normal



Como reconhêce-lo:se você tem este tipo de cabelo, pode se considerar privilegiada pela natureza.Ele não exige muitos cuidados e está sempre maravilhoso!Brilha muito, é maleavel, aparenta saúde chama a atenção de todos. Mas,infelizmente, este tipo é bem raro.

Como tratá-lo: o mais importante é não abusar de processos químicos para conservar suas qualidades. Além disso, é essencial nunca descuidar dos cortes, fazendo isso, no máximo, a cada três meses.Aplique condicionador apenas nas pontas para protegê-las, e uma vez por mês, presenteie seus fios com um tratamento com condicionador especial ou uma máscara específica para deixá-los mais brilhantes. Você mesma pode aplicar, mas é muito importante ler direitinho as insturções, certo? Durrante a lavagem, prefira água morna ou fria e distribua o shampoo por todo o cabelo. Os melhores são aqueles à base de papaia, aveia ou algas marinhas. Você pode lavá-lotodos os dias ou não. Se preferir lavar diariamente, escolha um produto específico para uso frequente e aplique apenas uma vez. Como todos os outros tipos de cabelo, evite o secador.

Alimentação: controle os doces,salgadinhos, refrigerantes e opte por alimentos como frutas,veduras,legumes,além de sucos naturais.

Fonte: revista Todateen

0 Comments:

Post a Comment